sábado, 1 de fevereiro de 2014

O brasileiro é o patrão e não padrão aos domingos


A programação de domingo nas televisões brasileiras passa um tanto longe do que a audiência deseja realmente assistir. Não é que os programas deste dia sejam ruins. O contrário! Apenas observo que os tradicionais programas com auditório, jornalísticos e de entretenimento não tem a mesma força que tinha no passado.


Na publicação anterior destaquei a queda da audiência do “Fantástico” (TV Globo). Apesar de continuar sendo líder no horário noturno, sua força de atração, por mais bem produzido que é, não é a mesma.


Isso não acontece apenas pela concorrência. O que eu mais escuto são pessoas que falam: “domingo não tem nada que preste na TV”. Mas este dia não é considerado, pelos produtores, o mais disputado e nobre para a emissora? Acredito que a audiência de 2014 não tenha as mesmas necessidades daquela da década de 90.


Na minha percepção, a única emissora de televisão que tem acompanhado as mudanças do público dominical é a Globo. Ela tem feito uma releitura dos programas com auditório e ocupado sua grade com produções especiais, por temporada. “Esquenta”, “Divertics” e “Sai do Chão” são bons exemplos do que estou citando.


O esporte também é espetacular neste dia. Mas diferente do que você pode ter pensado, esqueça o período matutino. Na verdade, as manhãs de domingo tem se mostrado um problema para as emissoras. Falo sobre isso já! Agora, eu destaco o vespertino, as transmissões “ao vivo” das partidas. E sabe porque dá certo? Os brasileiros querem dedicar seus domingos para curtir a família e amigos. E geralmente estão em bares, restaurante, clubes e casas de amigos, maioria fanática por futebol.


Sobre as manhãs, vamos pensar sobre os cotidianos possíveis nos lares. Se eu vou à praia, preciso organizar minha ida. Se vou receber parentes em casa, preciso preparar o que servir. Se curti a noite de sábado, no domingo eu só acordarei depois das 12h. Se vou trabalhar, eu não tenho tempo para televisão. Então, quem vai assistir TV domingo de manhã? Os filhos, os idosos e aqueles que, por algum motivo, não podem fazer nada do que mencionei. Agora entende o porquê do “Chaves” (Televisa via SBT, 1971) e o Pica-Pau (Walter Lantz via TV Record, 1940) conseguirem alcançar a liderança?

Quanto as noites, o “Panico na Band” (TV Bandeirantes) continua sendo a inovação, apesar de ainda não ter compreendido que seu público curte mais os vídeos de festas com famosos, do que os desafios sem graça. O “Programa Silvio Santos” (SBT) é histórico e todo mundo ama o “patrão”. O “Domingo Espetacular” (TV Record) é um exemplo do que as outras emissoras também precisam produzir. E os seriados de humor precisam voltar aos fins de noite, como o “Sai de Baixo” (TV Globo, 1996), para nos dar ânimo de iniciar uma nova semana.

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